Palestra proferida pela sócia Rosália Toledo Veiga Ometto sobre direitos do paciente com câncer, na Campanha de Peito Aberto, em que se buscou infomar os principais direitos do paciente, especialmente enfocando da Lei Estadual Mário Covas.
Análise dos direitos do paciente com câncer a partir da Constituição Federal, do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor. Com destaque no dever de informação, que está subsumido ao princípio da transparência, sendo mais que um consentimento esclarecido deve se buscar uma escolha esclarecida, visando o busca da verdade com humanidade que difere do amedrontamento.
Breves considerações em matéria processual e algumas referências à Lei dos Planos de Saúde (Lei 9.656/98). Com destaque, sobretudo, da Lei Estadual Mário Covas (LE 10.241/99), que, entre tantas determinações faz referência expressa ao atendimento digno, atencioso e respeitoso que todo usuário dos serviços e das ações de saúde no Estado têm direito.
Referência de direitos do paciente com câncer definidos em diversas normas cujo enfoque principal está no princípio da dignidade da pessoa humana, do acesso á justiça, do dever do Estado e da iniciativa privada, da informação e da humanização da medicina.